quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relevo Península Ibérica

A Península Ibérica apresenta diversas formas de


relevo:


 

Montanhas, isto é, grandes elevações de terreno geralmente cortadas por vales profundos; as principais são: Pirenéus; Montes Cantábricos, Montes Ibéricos, Cordilheira Central e Cordilheira Bética;
planaltos, isto é, grandes extensões de terreno plano a grande ou média altitude; o principal é o Planalto Central;
planícies, isto é, grandes extensões de terreno plano a grande ou média altitude; o principal é o Planalto Central;

Planícies, isto é, grandes extensões de terreno plano de baixa altitude; as principais situam-se na costa e nos vales dos grandes rios: Tejo, Douro, Guadiana, Guadalquivir, Júcar e Ebro.

By: Daniele Costa

Península Ibérica

  Península Ibérica - Idioma...
                 

    Na Península Ibérica são faladas sete línguas oficiais (a castelhano, o português e o inglês são oficiais, respectivamente, em Espanha, em Portugal e em Gibraltar; como co-oficiais encontram-se mais quatro: o catalão (oficial em Andorra), o galego e o basco - nas respectivas comunidades autônomas de Espanha, o aranês no Vale de Aran,

e o mirandês (no concelho de Miranda do Douro) em Portugal; a estas há que somar mais algumas línguas não-oficiais (ástur-leonês, aragonês e o romani), algumas delas com dialectos importantes (valenciano, andaluz, etc.).                            



By: Daniele Costa


Descrição dos Países dos Países Bálticos

Discrição dos Países Bálticos:

Lituânia: 


     Durante muito tempo a Lituânia permaneceu sob domínio e influência da Polônia. Posteriormente, teve o seu território invadido pela Rússia, e durante a 1º guerra Mundial pela alemanhã. Em 1918, proclamou sua independência. 
    Com a 2ª Guerra Mundial, novamente foi ocupada pela Alemanha e União Soviética. O ano de 1991 foi marcado pela sua segunda independência. 
    Entre os países Bálticos a Lituânia é o menos industrializado,os setores industriais que se destacam são: motores elétricos, química, têxtil e alimentar. 
    Entre os principais recursos naturais, os de maior destaque são: lagos ricos em peixes, turfa, âmbar e o petróleo
    Em 1990, a Lituânia sofreu com a crise econômica da Rússia, que logo se recuperou trazendo um avanço econômico para a Lituânia. 
     No ano de 2004, a Lituânia se torna a mais nova integrante da União Européia. 

Letônia:

Encontra-se na europa Setentrional, no centro litoral báltico, se destaca por ser o país mais desevolvido dessa região. 
Foi gradualmente dominada pela Polônia, Suécia e Rússia. Durante a 1ª Guerra Mundial, sofreu com a ocupação alemã, o que ajudou para sua independência em 1918. Porém, na segunda guerra foi novamente ocupada pela alemanha e pela URSS(1940), onde somente em 1991 tornou-se novamente independente. 
Os setores de maior destaque é o agrícola com criação de gado de raça, pecuária leiteira e suinocultura, com crecimento nas àreas: 

agricultura: 4,4% (em 2004) 
indústria: 24,8% (em 2004) 
serviços: 70,8% (em 2004) 

No ano de 1999, o país passou a ser o novo membro da OMC (organização Mundial do comércio). E em 2004, passou a integrar a união européia.


Estônia:

Em 1918, proclamou a independência, após 20 anos devido ao acordo de nao-agressão transferiu-se para órbita de influência da URSS, e em 1940 foi invadida por tropas soviéticas e anexada como mais uma de suas repúblicas.

De: Camila da Silva

Descrição dos Países Bálticos


Descrição dos Países Bálticos:
Países Bálticos ou Estados Bálticos é o nome genérico pelo qual é conhecida a região no nordeste da Europa, na costa leste do mar Báltico, onde estão localizados os modernos estados da Lituânia, Letônia e Estônia.
A região passou a ser incorporada na Europa Cristã a partir do século XIII pela acção das Ordens Religiosas dos Esparários e depois dos Teutônicos.
A Ordem Teutónica manteve o controle da região até ao século XVI, perdendo porém a cidade de Memel (atual Klaipėda) para os Lituanos. No século seguinte, os suecos tomaram a região norte (Estônia e Livônia) enquanto a parte sul ficou sob controle polaco (Curlândia e Lituânia). Gradativamente, a região foi sendo conquistada pelo Império Russo; Pedro o Grande obteve dos suecos a parte norte e sua sucessora Catarina II conquistou a parte sul.
Os Estados Bálticos permaneceram parte integrante do Império Russo até 1920 quando, aproveitando a debilidade do novo regime comunista, a Lituânia, a Letónia e a Estónia se tornaram independentes. Em 1940 como parte de um acordo com a Alemanha Nazi os soviéticos reanexaram as três nações que passaram a fazer parte da União Soviética. Somente em 1989, com o colapso da União Soviética, a Lituânia, a Letónia e a Estónia se tornara novamente independentes. O longo período de controle russo teve como consequência uma elevada porcentagem de populações de origem russa a habitar nos novos países, o que tem levado a choques com a nova Federação Russa que tem fronteira geral com cada um dos Países Bálticos.

Por: Amanda Larré

Países Bálticos


Dados dos Países Bálticos:


Estônia:
Capital: Tallin.
Extensão territorial: 45.100 km².
Idioma: Estoniano.
População: 1.340.263 habitantes.
Densidade demográfica: 29,7 hab./km².
População urbana: 70%.
Moeda: Coroa estoniana.
Produto Interno Bruto (PIB): 23 bilhões de dólares.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,812 (muito alto).

Letônia:
Capital: Riga.
Extensão territorial: 64.500 km².
Idioma: Letão.
População: 2.249.362 habitantes.
Densidade demográfica: 34,8 hab./km².
População urbana: 68%.
Moeda: Lat
Produto Interno Bruto (PIB): 33,8 bilhões de dólares
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,769 (alto).

Lituânia:
Capital: Vilnius.
Extensão territorial: 65.200 km².
Idioma: Lituano.
População: 3.286.547 habitantes.
Densidade demográfica: 50,4 hab./km².
População urbana: 67%.
Moeda: Litas lituana.
Produto Interno Bruto (PIB): 47,3 bilhões de dólares.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,783 (alto).
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Por: Samuel Assis

Península Ibérica


O Clima da Península Ibérica

Mas em cada zona o clima não é uniforme. Pode variar consoante a proximidade do mar, a altitude e a direção dos ventos. São osfactores do clima.
É isso que se passa na Península Ibérica onde podemos distinguir três grandes zonas:


 *A zona atlântica - temperaturas amenas e precipitação abundante, sobretudo no Outono e Inverno;

 *A zona mediterrânica - invernos suaves, verões quentes e secos, fraca precipitação;

*A zona continental - invernos rigorosos e verões muito quentes;

nas regiões de grande altitude, verifica-se ainda um clima de montanha - baixas temperaturas e precipitações elevadas, muitas vezes de neve.


.
Por:Luis Felipe

Península Ibérica

             Vegetação Península Ibérica

Cada floresta da península ibérica se caracteriza com um tipo de vegetação e comunidades biológicas e isso não impede é claro que haver espécies em comum. Podemos dizer que a flora das florestas da península são as mais ricas em espécies de plantas por causa da sua geográficas, geológicas, orográficas e condições bio-históricas. Possui mais de oito mil espécies diferentes e muitas delas são endêmicas, algumas dessas espécies existentes na Europa podem ser comparadas apenas aos países como Grécia e Itália.
A península ibérica localiza-se entre África e Europa e nela podemos encontrar plantas estepárias, termófilas, xerófilas, orófilas, boreo-alpinas e muitas outras por causa de sua variedade climática. As plantas são bem diferentes entre si, afinal umas preferem chuvas, outras locais mais secos e quando há uma grande variedade climática todas as espécies acabam sobrevivendo. Em locais que possuem uma complexidade geológica como é o caso das muitas montanhas ibéricas a flora é muito rica.
Por:Luis Felipe

Península Ibérica


HIDROGRAFIA DA PENÍNSULA IBÉRICA

Os principais rios da Península Ibérica são os rios Douro, Tejo, Guadiana, Guadalquivir, Ebro e Júcar.
Devido à inclinação do relevo, isto é, as vertentes, uns desaguam no Atlântico e outros no Mediterrâneo.
Os rios Douro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir desaguam no Oceano Atlântico, isto é, pertencem à vertente atlântica.
Os rios Ebro e Júcar desaguam no Mar Mediterrâneo, isto é, pertencem à vertente mediterrânica.



rioextensãonascente foz

Tejo1007 KmSerra de Albarracin (Espanha)Lisboa, Oceano Atlântico




















Ebro910 KmMontes Cantábricos (Espanha)Mar Mediterrâneo
Douro895 KmSerra de Urbion
(Espanha)
Porto, Oceano Atlântico
Guadiana778 KmLagoa de Ruideza (Espanha)Vila Real Sto. António, Oceano Atlântico
Guadalquivir657 KmCordilheira Bética (Espanha)Golfo de Cádiz, Oceano Atlântico
Por: Luis Felipe 

terça-feira, 8 de maio de 2012

História da Península Ibérica:

História:
A Península Ibérica, ao longo dos tempos, já foi chamada de vários nomes enquanto era governada por povos distintos. Entre eles, destacam-se os nomes Ibéria e Hispania. Iberia foi o nome grego dado à península Ibérica, por mais que eles conheciam somente a parte em torno do rio Ebro. Já Hispania era o nome romano da península.
A região, depois do período histórico denominado Reconquista, foi se transformando e os muçulmanos foram expulsos. Portugal como estado surge em 1143 e confirmado, mais tarde, pelo Papa Alexandre III pela emissão da Bula
Manifestis Probatum. Com o casamento em 14922 entre Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, surge o que depois seria a Espanha.

Juliana Erencio Dias,15

Península Ibérica:

Descrição da Península Ibérica:


A Península Ibérica fica situada no sudeste da Europa. É formada pelos territórias de Portugal,Espanha,Gibraltar (cuja soberania pertence ao Reino Unido), Andorra é uma muito pequena fração do território da França nas vertentes ocidentais e o norte dos Pirenéus, até ao local onde o istmo está situado. É a mais ocidental das três grandes penínsulas do sul da Europa, sendo as outras a Península Itálica e os Balcãs. Em área é a segunda maior península da Europa, apenas ultrapassada pela Península Escandinava , tendo uma área de cerca de 580 000 km². Formando quase um trapézio, a Península liga-se ao continente europeu pelo istmo constituído pela cordilheira dos Pirenéus, sendo rodeada a norte, oeste e parte do sul pelo oceâno Atlântico, e a restante costa sul e leste pelo mar mediterrâneo. Os seus pontos extremos são a ocidente o Cabo da Roca, a oriente o Cabo de Creus, a sul a Ponta de Tarifa e a norte a Estaca de Bare. Com uma altitude média bastante elevada, apresenta predomínio de planaltos rodeados por cadeias de montanhas, e que são atravessados pelos principais rios. Os mais importantes são o rio Tejo, o rio Douro, o rio Guadiana e o rio Guadalquivir, que desaguam no oceano Atlântico, e o rio Ebro, que, por sua vez, desagua no mar Mediterrâneo.
As elevações mais importantes são a Cordilheira Cantábrica, no norte; o Sestema Penibético
(serra Nevada) e o Sistema Bético (serra Morena), no sul; e ainda a Cordilheira Central (serra de Guadarrama), de que a serra da Estrela é o prolongamento ocidental. Densamente povoada no litoral, a Península Ibérica tem fraca densidade populacional nas regiões interiores. Excepção a esta regra é a região de Madrid, densamente povoada.

                                                 Juliana Erencio Dias,15.

Boas vindas...

Bem-vindos...

Sejam bem-vindos ao nosso blog.
Este blog é uma produção da turma 481,do ano de 2012. Este blog, representa uma forma mais moderna, de entregar trabalhos. No caso,este trabalho servirá de material de consuta para os outros alunos!
Então, espero que vocês gostem, vamos procurar sempre deixar este blog atualizado...
Este blog,é da disciplina de geografia,ela irá retrarar duas, das 6 regiões da Europa. No nosso caso,vamos falar sobre Penínsul Ibérica e Paises Bálticos.