quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tunísia...

Descrição:
A Tunísia (árabe: تونس,transl.  Tūnis), oficialmente República Tunisina (الجمهورية التونسية, transl. Al-Jumhūriyyah at-Tūnisiyyah) é um país da África do Norte e que pertence à região doMagrebe. . É limitada ao norte e o leste pelo Mar mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da Ilha de Pantelária  e das Ilhas Pelágrinas . Possui fronteira ocidental com a Argélia (965 km) e a leste e sul com a Líbia (459 km). A sua capital e maior cidade é Túnis, que está situada no nordeste do país.
Quase 40% da superfície do território são ocupados pelo deserto do Saara. O restante é constituído de terras férteis, que foram berço dacivilização cartaginesa , a qual atingiu o seu apogeu no Século III a.C. , antes de sucumbir ao Império Romano.
Muito tempo foi chamada Regência de Túnis, estando sob adominação otomana . A Tunísia passou a ser protetorado francês em 1881 e adquiriu a independência em 20 de Março de1956. O país toma a denominação oficial de Reino da Tunísia com o final do mandato de lamina Bey, que, no entanto, não levou nunca o título de rei, e é proclamada a república em 25 de julho de 1957.
Integrada nas principais comunidades internacionais, Tunísia faz igualmente parte da Liga Árabe, da União Africana e da Comunidade dos estados de Sahel-Sahara, entre outras.

Por: Juliana Erencio

Nenhum comentário:

Postar um comentário